top of page

A interpretação da arquitetura original do edifício e das diferentes mutações verificadas ao longo do tempo da sua vida, constituiu necessariamente ponto de partida para a definição de uma linha de conduta da intervenção. Esta, em traços gerais, passa em muito pela redefinição do centro do conjunto edificado, demolindo o corpo transversal ali situado, dispensável na leitura do pré-existente. O projeto redesenha este núcleo estratégico no terreno, decisivo na coerência do todo pelo modo como estabelece a articulação entre o "velho" e o "novo". A partir daqui reconstrói-se um novo conjunto unitário, no qual a imagem renovada da escola se procura equilibrada, capaz de preservar a integridade da identidade arquitetónica do conjunto do edificado primário.

 

Do conjunto pré-existente mantêm-se os dois volumes implantados ao longo dos limites Norte e Sul do terreno, ligados entre si a Poente por uma galeria térrea. Afastado deste núcleo principal, disposto no extremo Nascente do conjunto edificado, situa-se o bloco antigamente ocupado pelas oficinas técnicas, que é igualmente preservado, bem como o mais recente corpo da piscina coberta e espaços complementares que se mantêm sem qualquer alteração significativa.

O novo bloco central, disposto transversalmente, estabelece uma relação formal com os dois pátios que passam a integrar o conjunto: o primeiro entre os dois blocos principais existentes, adjacente ao novo espaço de convívio, e o segundo que continuará a integrar um campo de jogos descoberto. Este último é ainda delimitado por dois novos volumes: o do gimnodesportivo a Norte, rebaixado no seu interior e articulado com o pátio através de uma bancada, e o corpo administrativo a Sul, que estabelece uma conexão entre o núcleo principal primitivo e o agora renovado corpo das oficinas técnicas que, além disso, integrará os laboratórios.

 

Funcionalmente, a entrada principal é reposicionada num local mais central em relação ao conjunto construído, ajustando assim uma melhor articulação das circulações e tornando direta a apropriação dos diversos espaços comuns.

 

Localização. Póvoa de Varzim, Portugal

Data. 2007 | 2010

Arquitetura. José Gigante, João Gomes

Colaboração. M. Fernado Santos, Ana Pedrosa, Cristina Fernandes, José Almeida, Ângelo Lopes e André Gigante

Fotografia. Luís Ferreira Alves

bottom of page