top of page

Proposto pelo atual proprietário da Fábrica de Conservas SUCLA, numa parceria técnica e científica com o M_EIA, o Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura e o Conselho Municipal do Tarrafal, o projeto tem o apoio institucional do Ministério da Cultura, através do Instituto de Investigação e Património Culturais – IIPC.

 

A história do edifício-casa remonta ao início do séc. XX, época em que Sr. Cadório, empresário português se fixa e funda em 1933 a fábrica SUCLA. Um património material e imaterial excecional em Cabo Verde que revela, através do mar e da unidade fabril, as relações sociais e comerciais da ilha até à atualidade. Um espólio imenso, que ao longo de anos foi preservado, e posto agora à disposição do Ministério para trabalhar sobre o Museu ligado à história da Pesca em Cabo Verde, em particular às suas ligações à ilha de São Nicolau, que passa fundamentalmente pela história da Fábrica de Conserva onde se instalou o Museu.

 

A primeira fase de intervenção do Museu da Pesca, aqui apresentada, centrou-se na área do quarteirão da Fábrica onde se localiza a antiga residência do Sr. Cadório, um anexo, na parte de trás da residência, a antiga loja da Fábrica e os espaços exteriores envolventes.

 

Sendo um projeto de reabilitação, o processo passou inevitavelmente pela interpretação dos espaços existentes e consequente adaptação do programa do Museu aos mesmos, respondendo às novas exigências programáticas. Assim, no piso inferior do edifício principal, funciona o programa fundamentalmente expositivo e interpretativo, sobre a História da Pesca em São Nicolau, sendo ainda complementado por um espaço de serviço, de apoio à esplanada, e um pequeno armazém.

 

No piso superior é onde se organizado o programa principal. O circuito de visita começa pela receção e passa pela sala da Memória da Fábrica SUCLA, da História da Pesca, da Memória da “Residência Tarrafal” e por uma Sala Audiovisual. No edifício anexo funcionam os espaços da Direção, dos Serviços Administrativos e do Laboratório do Museu da Pesca. Encontram-se aqui ainda as Instalações Sanitárias de apoio ao Museu e aos espaços acima referidos.

 

A loja funciona no espaço da antiga loja da Fábrica, espaço esse que se pretende resgatar na perspetiva atual do Museu. Aqui são vendidos diferentes produtos, entre os quais, livros, prospetos, DVD’s, conservas e outros produtos processados, artesanato da ilha.

 

Nos espaços exteriores em redor dos edifícios estão expostas peças de interesse museológico ligadas à memória das máquinas e da atividade conserveira, painéis, textos e fotografias ampliadas, ilustrativas da pesca histórica e da memória (de baleia, peixe preto, atum, espadarte, cavala, melva...). Na zona da frente do edifício principal (antiga residência do Sr. Cadório) estão previstos dois espaços de explanada / bar do Museu, protegidos com pérgolas, para sombreamento, onde se poderão desenvolver diversas atividades do Museu, de estar, lazer e educativos.

 

Localização. Tarrafal de São Nicolau, Cabo Verde

Data. 2014

Museologia. Leão Lopes

Arquitetura. Ângelo Lopes

Colaboração. Jeanne Adam

Direção Obra. Leonel Brito

Fotografia. Ângelo Lopes

bottom of page